Capa de concreto p/ muro c/ pingadeira
Horário de atendimento:
08:00 às 12:00 hs
13:00 às 18:00 hs.








Acelerando sua obra

Produtos básicos para construção                



Capas de concreto sobre muro(pingadeiras)



     Capa para muro de concreto com pingadeira(tipo capelinha) nas
medidas:.

- 20 cm. larg. X 1,00 m. compr. para bloco de 9, 12 (armada)
- 23 cm. larg. X 1,00 m. compr. para bloco de 14 (armada)
- 26 cm. larg. X 1,00 m. compr. para bloco de 19 (armada)

     Este modelo com armação é recomendado para muros altos de condomínios, fábricas e outros locais onde pode-se correr o risco quebra por qualquer agente mecânico.

     Chapim para muro de concreto com pingadeira(tipo capelinha) nas
medidas:.

- 20 cm. larg. X 0,50 m. compr. para bloco de 9, 12 (não armada)
- 23 cm. larg. X 0,50 m. compr. para bloco de 14 (não armada)
- 26 cm. larg. X 0,50 m. compr. para bloco de 19 (não armada)

     Este tipo de chapim sem armação é recomendado para muros cumuns onde a manutenção pode ser realizada com uma simples escada para a substituição do chapim.

     As capas para muro atendem à diversas medidas de largura. Normalmente, os muros são executados com blocos de concreto com 14 cm. eventualmente com o bloco de 19 cm. de largura, porém para optar por uma capa de muro, antes, deve-se medir a largura do muro, contando com o revestimento de argamassa dos dois lados. Opta-se por uma determinada capa, levando-se em consideração apenas a largura do bloco de concreto, quando o muro é executado com os blocos aparentes sem o revestimento de argamassa. Nesses casos, as capas podem se encaixar perfeitamente.

     É importante ressaltar que as capas para muro(pigadeira), são elementos de cimento vibrado, não armados(sem ferragem) e podem serem cortadas facilmente com máquinas de corte como a "Makita". Para fazer os recortes dos cantos(90º), recomenda-se colocar a capa sobre uma viga ou prancha de madeira(na posição contrária de assentamento), deixando apenas a parte a ser eliminada para fora da guia de madeira. Dessa forma, os cantos com 90º ficarão perfeitos. Convém nos encaixes, preenchê-los com a argamassa de assentamento, assim as capas se encaixarão evitando a infiltração da águas das chuvas ou lavagens.

     Após o término do trabalho, as capas podem serem pintadas com qualquer tipo de tinta(linha construção) e sobre o muro, fica simples de instalar cerca elétrica com concertina, melhorando a segurança do condomínio ou residência.

     As capas CM-3 e CM-04, são preferidas em muros com muitas quinas(90º) gráus. Já nos muros retilíneos, é melhor as capas CM-01 e CM-02, que tem comprimento de 80 cm.


 

 

CM-01 - Capa para muro c/pingadeira p/blocos de 9

 

     Veja abaixo todas as medidas:




  Largura total: 20 cm.
  Largura útil;: 14 cm.
  Altura: 5,5 cm.
  Comprimento: 50 cm.
  Peso por peça: 17,7 kg.
  Rendimento: 2 pcs./ml.







Ideais para muros retilíneos(retos)

 



CM-02 - Capa para muro c/pingadeira p/blocos de 14 ou
19(sem revestimento)

 

     Veja abaixo todas as medidas:




  Largura total: 27 cm.
  Largura útil;: 20 cm.
  Altura: 5,5 cm.
  Comprimento: 50 cm.
  Peso por peça: 21,3 kg.
  Rendimento: 2 pcs./ml.







Ideais para muros retilíneos(retos)

 



CM-03 - Capa para muro c/pingadeira p/blocos de 9 / 12

 

     Veja abaixo todas as medidas:




  Largura total: 20 cm.
  Largura útil;: 15 cm.
  Altura: 5,5 cm.
  Comprimento: 40 cm.
  Peso por peça: 9,1 kg.
  Rendimento: 2,5 pcs./ml.







Ideais para muros com muitas quinas (90º) gráus

 



CM-04 - Capa para muro c/pingadeira p/blocos de 14

 

     Veja abaixo todas as medidas:




  Largura total: 24 cm.
  Largura útil;: 18 cm.
  Altura: 4,5 cm.
  Comprimento: 35 cm.
  Peso por peça: 10,6 kg.
  Rendimento: 2,9 pcs./ml.







CM-05 - Capa para muro c/pingadeira p/blocos de 19

 

     Veja abaixo todas as medidas:




  Largura total: 31 cm.
  Largura útil;: 25 cm.
  Altura: 5,5 cm.
  Comprimento: 50 cm.
  Peso por peça: 10,6 kg.
  Rendimento: 2 pcs./ml.







CM-06 - Capa para muro c/pingadeira p/blocos de 14

 

     Veja abaixo todas as medidas:




  Largura total: 27 cm.
  Largura útil;: 18 cm.
  Altura: 5,5 cm.
  Comprimento: 50 cm.
  Peso por peça: 10,6 kg.
  Rendimento: 2 pcs./ml.







Ideais para muros com muitas quinas (90º) gráus

 



Peitoril c/pingadeira para janela

 

     Fabricados em em concreto pré-moldado, o peitoril é industrializado em fôrmas metálicas. As pingadeiras compreendem somente a linha ranhurada, abaixo do peitoril, que intercepta a lâmina d’água e faz com que os pingos fiquem afastados da linha da construção, preservando a integridade da fachada.

     A água só é impressindível à construção durante a execução das obras. Depois dessa etapa ela se torna um problema, principalmente quando falamos das chuvas.

     Ressaltamos que os materias básicos utilizados na construção, possuem atração molecular por água e a retenção da umidade pode estimular o surgimento de fungos, criando uma crosta indesejável na parede da construção.

     Para resolver este problema, o peitoril é a melhor opção, além de dar a fachada uma definição arquitetônica muito agradável.

     No restante da fachada, recomenda-se a bunha ou o friso, que são reentranhas e saliencias criadas no revestimento das paredes externas. Esses elementos criam perturbações no vento que empurram a água da chuva contra a parede. Essas pertubações geram vácuos que impulsionam os pingos d'água, fazendo com que eles se precipitem mais rapidamente e caiam verticalmente ao solo, sem contato direto com a parede.


//////////////////////////////////////////////////////////////////////

     A seguir, veja como levantar um muro.

     Deve-se abrir a vala com 5 à 8 cm. maior do que a medida da largura da canaleta dos blocos de concreto que irá utilizar. 30 cm. é a medida ideal!

Veja abaixo, a profundidade ideal para cada altura do muro de blocos de cimento:
1,00 metro : vala de 20 cm. 1,50 metro : vala de 30 cm. 2,00 metro : vala de 40 cm. 2,50 metro : vala de 50 cm.

     O segunto passo é compactar o fundo da vala colocando uma camada de concreto magro com espessura de aproximadamente 5 centímetros. Aguarde a cura do cimento e comece a assentar as canaletas.

     Assente uma canaleta em cada uma das extremidades da vala e passe um fio para alinhar e nivelar o baldrame. Não se esqueça do prumo dessa fiada de canaleta de concreto, pois ela que vai determinar a perfeição do assentamento posteriores dos blocos de concreto.

     A proporção ideal da argamassa para o assentamento das canaletas de concreto, deve ser com a seguinte : 01 (uma) lata de cimento. 1/2 (meia) lata de cal. 6 (seis) latas de areia.



     Utilizando a linha de orientação, inicie a colocação das outras canaletas de concreto que farão o papel de baldrame.

     Sobre o concreto no fundo da vala, coloque a argamassa e continue a assentar as canaletas, verificando o prumo, alinhamento e nível.

     Preencha os vãos entre uma canaleta de concreto e outra com argamassa para melhorar a fixação e o alinhamento da fundação.



     Coloque a ferragem no centro da canaleta de concreto, amarre a coluna vertical no vergalhão CA-50 com arame recozido. Depois preencha o vão central da canaleta com concreto, até cobrir totalmente a ferragem, conforme medidas abaixo:

01 (uma) lata de cimento. 02 (duas) latas de areia. 03 (três) latas de brita(pedrisco).

Medida da lata = 18 litros.



     Vá levantando o muro com os blocos de concreto a partir das extremidades, preenchendo os blocos dos cantos com o graute. A cada 7 (sete) blocos, que mede 40 cm. cada, temos a medida de 2,80 mts.

     A partir desta medida, podemos optar por deixar um espaço de 20 cm. para executar um pilarete, ou utilizar o graute preenchendo totalmente o vão do bloco de concreto onde está fixado a armadura vertical.




     Utilizando esta ferramenta (conforme foto), vá levantando o muro com os blocos de concreto, raspando sempre as rebarbas de argamassas laterais para um perfeito assentamento.

     A cada uma das fiadas dos blocos, verifique o alinhamento, o prumo e o nível da perede.

     Na última fiada dos blocos de concreto, convém preencher os vãos internos dos blocos com argamassa. para evitar a infiltração da água das chuvas que podem enfraquecer a resistência do muro, cubra toda a extensão do muro com capas de concreto.



Chapim para muro com pingadeira p/todos os blocos

 



Escritório:   Rua Juca Mendes, 311 - Vila Carrão - São Paulo - SP (11) 3487-4239