Manilhas de concreto (tubo simples)
Aqui o sonho da sua construção se concretiza

De 2a. a 6a.: 8:00hs. às 12:00hs. - 13:00hs. às 18:00hs.
São Paulo -
     

    Manilhas de concreto




    Manilha de concreto para águas pluviais

         As manilhas de concreto ppara águas pluviais são peças circulares pré-moldadas de concreto, com encaixe macho e fêmea ou ponta e bolsa. São utilizados em galerias de águas pluviais, drenagem de áreas grandes cujo fluxo de águas pluviais devem serem controladas tais como: áreas fabris, condominios, aeroportos e rodovias, galerias e bueiros.

         As manilhas de concreto são também utilizados nos sistemas de esgoto sanitário (emissário e redes troncos de esgotamento sanitário). Possuem características que o permitem resistir ao ataque químico produzido pelo transporte de esgoto sanitário e não apresentam risco de contaminação do sub-solo, pois também possuem junta elástica, garantindo a estanqueidade do sistema, isto é, não permite a saída (vazamento) do esgoto transportado.



    Manilhas de concreto armado.
    PRODUTO TIPO DIÂMETRO COMPRIM.
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,30 CM 1,50 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,40 CM 1,50 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,50 CM 1,50 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,60 CM 1,50 CM


    Manilhas de concreto simples.
    PRODUTO TIPO DIÂMETRO COMPRIM.
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,20 CM 1,00 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,30 CM 1,00 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,40 CM 1,00 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,50 CM 1,00 CM
    MANILHA DE CONCRETO TUBO ÁGUAS PLUVIAIS 0,60 CM 1,00 CM


         As normas técnicas da ABNT são diferentes para cada tipo de tubo. As manilhas de concreto de seção circular destinado à captação e condução de águas pluviais e esgoto sanitário devem ser fabricados de acordo com a NBR 8890/2007. Já as manilhas "jacking pipe" recebem tratamento diferenciado e deve ser fabricado e controlado tecnicamente pela NBR 15319/2007.

         A instalação das manilhas é um dos primeiros trabalhos a serem desenvolvidos na obra junto com os serviços de terraplenagem. Recentemente foi aprovada a NBR 15645 que regulamenta os critérios técnicos a serem empregados na execução de obras com manilhas de concreto.

         As manilhas podem ser armazenadas no canteiro para uso posterior, desde que de forma correta. O aconselhado é que os tubos sejam estocados na posição vertical, evitando esforços mecânicos desnecessários que poderiam ser causados na posição horizontal. Além disso, é importante que não sejam colocados muito préximos às extremidades das valas, pois podem gerar sobrecargas não previstas e contribuir para a ruptura do solo, causando deslizamentos e o posterior fechamento da vala.

         A manilha simples ou armada deve ser colocada na vala com cintas elevatórias, laçadas pelo seu diâmetro externo, de forma que ao ser levada até o local da instalação, seu enforque não venha prejudicar as extremidades de encaixe.


         O transporte do tubo de concreto deve ser feito de preferência na posição vertical, bem amarrado para evitar movimentos durante o tráfego nas ruas e estradas. Embora o tubo de concreto aparente ser uma peça rígida, devemos lembrar que as trincas e quebras feitas durante o transporte, carga e descarga, podem prejudicar o tubo ao longo de sua vida-útil depois de aterrado na vala.

         Qualquer tipo de tubo(manilha), simples ou armado, tem um limite de resistência mecânica. Um descuido na carga ou descarga, na passagem sobre as lombadas ou depressões podem causar algum dano no tubo de concreto.

         Ao descarregar na obra, confira tubo por tubo, verificando principalmente as pontas e as bolsas para ver se não há quebras que podem prejudicar a estanqueidade do do volume de líquido transportado pela manilha ou qualquer trinca que pode culminar em rachadura das paredes do tubo provocando vazamentos para o sub-leito após o processo de fechamento das valas.

         Veja na foto acima, que embora as manilhas aparentam estar há algum tempo armazenada na obra, apresentam total integridade no diâmetro da sua circunferência. Daqui para a instalação da manilha de concreto, é só tomar conta do processo de translado e plantação do tubo.

         Movimentando-se pelas obra, vemos algumas empresas movimentam o tubo com retro-escavadeiras, apenas pelo fato de que esse tipo de equipamento tem movimento hidráulico, porém são equipamentos sem muita precisão. O correto, é que na execução da manilha, seja utilizado o caminhão com o guindauto-munck que tem giro, extendimento de lanças hidráulicas, bem como movimentação vertical com manetes precisos. Não arrisque! Segurança é tudo numa obra.



    subir